História do Grupo Escoteiro Levino Junges


Uma pequena GRANDE HISTÓRIA ! ! !

Em 1929 na cidade de Carazinho, percebia-se que era grande o número de jovens que vagavam pelas ruas principais parecendo não terem objetivos, parecendo não terem futuro... Permaneceriam desta forma, desamparados? Claro que não.

Pensando nisso reuniram-se então os senhores, João Júlio Wassum, João Veríssimo Noronha Filho, Dr. Max Gauthier e o Rev. Padre João Bastista Sorg o qual trazia uma grande idéia que visualizara enquanto vivera na Alemanha; o que poderia dar um novo horizonte, trazendo boas virtudes a estes jovens... o ESCOTISMO.

Em um pequeno chalé de madeira na Rua Pedro Vargas, entre as Avenidas Flores da Cunha e Mauá, foram então abertas as inscrições para os primeiros rapazes em 08 de dezembro de 1929, sendo o primeiro inscrito no escotismo de nossa cidade o rapaz de nome: "LEVINO JUNGES".

Com grande procura pelos jovens da época o grupo ficou composto por Lobinhos (aos cuidados do Ch Pedro Belarmino Junges), Escoteiros (sob orientação dos senhores João Júlio Wassum e José Veríssimo Noronha Filho) e Pioneiros (com orientação do senhor Afonso Gottlieb).

Essas tropas compunham então a Associação dos Escoteiros Católicos de Carazinho.

                                      Primeiros Chefes do Grupo e Alguns Fundadores

 
                                            Tropa escoteira de 1929 ao lado da Igreja.

                                           Foto do Primeiro acampamento em 1929.


De lá para cá, o grupo já teve muitas sedes, muitos chefes e muitos nomes (Minuanos, Tapes, São Jorge), mas sempre mantendo o mesmo ideal, ajudar na formação do caráter, desenvolvendo a educação moral, cívica e física dos jovens.


                                                  Tropa dos "Escoteiros Minuanos"


O nome atual de nosso Grupo Escoteiro, deve-se a uma justa homenagem a um destes meninos que acreditaram no escotismo, LEVINO JUNGES, sendo que o mesmo dedicou grande parte de sua vida a este propósito (51 anos dedicados ao escotismo).

                                    Chefe Levino Junges trabalhando na sede do Grupo.


Nossa sede atual localizada na rua Marechal Deodoro, foi construída com o apoio da Prefeitura Municipal, da Câmara Júnior e da Comunidade de Carazinho, tendo sido inaugurada em 8 de dezembro de 1979, data em que foi comemorado o cinquentenário do Grupo.

 Inauguração da Sede atual em 1979.

O Grupo Escoteiro Levino Junges sempre participa com patrulhas ou representantes nos pequenos e grandes eventos do escotismo como alguns abaixo citados:
- Acampamentos Regionais, Estaduais e Internacionais de Patrulhas;
- Acampamentos 
- Camporee (desde o 1° em 1973);
- Cursos de adestramento de monitores e chefes;
- Ajuri
- Jamboree nacional, panamericano e mundial.
- Elo
- Escopíade e Escoteríade
- Escomateiro
- Entre outros...

O G. E. Levino Junges possui hoje em seu efetivo (04/11/12) 38 Lobinhos/Lobinhas, 88 Escoteiros/Escoteiras, Sênior/Guia 10, Pioneiros/Pioneiras 4, totalizando assim 140 jovens. O grupo possui ainda 12 Chefes efetivos e o Clube Da Flor De Lis com 20 membros; o que totaliza 172 pessoas envolvidas diretamente no movimento.

A chefia atual é constituída por:

Ramo Lobinho: Alcatéia Jaguaperi - Chefes Alfredo Paulo Brenner e Gisele Simon de Almeida.

Ramo Escoteiro: Chefe de Seção Fabiano Oliveira;
      
      Masculino:

Tropa Minuano - Chefes Alessandro Marques, Denísio Scheidmantel

Tropa Ciclone - Chefes José Luis Junges "Peixe", Rafael Sperry e Claudio Kraemer.

      Feminino:

Tropa Joana D'Arc - Chefes Joel Rodrigues, Débora Sonaglio e Gisele Simon de Almeida.

Ramo Sênior:

Tropa Delta - Chefes Alessandro Marques, Roberto Rech Roese e Nícolas Ferronatto

Ramo Pioneiro:

Clã Ivo Barcelos - Mestre Débora Sonáglio

Clube da Flor de Lis:

Presidente - Nícolas Ferronatto

A 34 dias de completar seus 83 anos de fundação, o Grupo Escoteiro Levino Junges se orgulha de ter auxiliado na formação extra-escolar de mais de 3.000 jovens, dando orientações para a vida, voltadas a cidadania, patriotismo, fé, ecologia e vida ao ar livre; tendo recebido diversos prêmios e títulos, sendo inclusive Declarado de Utilidade Pública  pela Lei municipal 7560 de 10/08/2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário